Queda da Taxa Selic

Toda vez que acontece uma reunião do Copom com um corte na taxa Selic pipocam para todos os lados reportagens, artigos e vídeos perguntado se é o fim da renda fixa.

Vale a pena manter seu dinheiro na poupança? Como ficam os investimentos em renda fixa? O que acontece com seu dinheiro? Quais são as alternativas?

E em seguida aparecem os especialistas comentando que não vale colocar seu dinheiro em renda fixa pois o rendimento caiu muito, estamos vivendo um momento que nunca antes existiu no Brasil, com taxas em suas mínimas históricas.

A Selic saiu de 14,25% em 2016 (fonte) para 2,25% até o momento em 2020 (fonte).

O problema é que as soluções indicadas por eles são fundos disto, fundos daquilo, ações… Um misturado de letras que poucas pessoas entendem. Foi usado até o recurso de soletrar (no rádio) para que fosse possível identificar de qual letras estavam falando.

Sim, elas são alternativas para fugir de rendimentos ruins como a poupança que terá rentabilidade real negativa.

Rentabilidade real é a taxa de juros que sobra do seu investimento depois de descontar a inflação.

Isso é algo que nós já comentamos por aqui, sobre o baixo rendimento e a necessidade de estudar para aprender mais e ter condições de ganhar mais.

A grande questão é que as pessoas que procuram fundos e ações também já sabem que Renda Fixa serve apenas para Reserva de Emergência. Quem não entende dessas coisas vai acreditar que é muito complicado fazer investimentos, que é preciso ter valor alto para aplicar e que não é para elas. Pronto, perderam uma oportunidade de aprender como administrar melhor seus rendimentos.

E quem não faz ideia do que é a sopa de letrinhas?

Existem aqueles que não tem coragem de sair da poupança nem para um CDB com rendimento melhor (eu era assim), imagine a paralisia de encontrar um monte de códigos e pedidos de cuidados para outras opções.

E quem tem algum valor disponível para fazer render mas não tem conhecimento vai acabar transferindo seu dinheiro nas mãos desses especialistas e ficar sempre refém de terceiros (que muitas vezes estão mais preocupados com o próprio rendimento).

O certo é que não importa muito todas as vezes que a taxa Selic for cortada, existem consequências práticas de diminuição da rentabilidade para todos mas os objetivos devem permanecer os mesmos. E a forma de se manter tranquilo é seguir os mesmos passos de sempre:

Finalizando

Ficar preocupado a todo momento (ou a cada reunião) com as notícias do mercado financeiro não vão levar ninguém para caminhos e resultados melhores. Tranquilize e foco nos objetivos.

É possível ter conhecimento para encontrar formas de melhorar seus rendimentos e isso não é coisa de outro mundo e nem bicho de sete cabeças. Todos podem alcançar essa capacidade, para isso é preciso um pouco de dedicação ao estudo.

Comece com apenas um assunto, um investimento. Se dedique a conhecer e entender como seu dinheiro é aplicado, como rende e como pode ser resgatado de volta.

Eu comecei estudando o Tesouro Selic, procurando material pela internet, por ser o mais conservador e mais aproximado do que estamos acostumados. Fiquei apenas nele lendo e relendo até entender e despertar a curiosidade prática de investir.

Ainda assim para dar o primeiro passo eu li bastante porque não perdia o medo

Se você quer ganhar tempo e evitar ficar procurando pela internet até se sentir seguro, se cadastre para conhecer o Curso Ganhando mais que a poupança e ter acesso direto ao como fazer!

Olha abaixo o vídeo que gravei pro canal do Youtube. E já aproveita para se inscrever e ficar por dentro dos novos.

Desejo a você saúde, sabedoria e prosperidade.

Equilíbrio a todos! Um grande abraço.

Muito Valeu!!

Deixe um comentário