Olá, neste post eu vou te contar sobre uma técnica de como economizar mais dinheiro!
Foi exatamente desta forma que eu mesmo comecei a ter condições de fazer sobrar algum coisa nos finais de meses.
Antes, ir no cinema, jantar fora, comprar uma roupa ou até um celular era algo extremamente doloroso e difícil.
E também era uma época onde eu não conhecia sobre o cálculo do 0,9, por causa disto eu vivia perdido e meu dinheiro ia embora no consumo.
Mas…
Vou compartilhar como comecei a mudar essa história! Acredito que poderá te ajudar também.
Durante muito tempo tive dificuldades financeiras por não saber administrar o dinheiro, como muitas pessoas.
Eu não tinha educação financeira nenhuma e usava o que entrava apenas para gastar. Não tinha conhecimento sobre presente e futuro, sobre a possibilidae de crescer (apesar de ter esta vontade) e ter tranquilidade financeira. Era apenas mais um trabalhador do dia a dia que torrava todo o salário, isto quando tinha, pois nos momentos de desemprego a situação era até mais complicada.
Essa é nossa vida quando ainda não descobrimos que existe outro caminho.
Quando aconteceu de ser necessário eu morar sozinho pela primeira vez, sem conhecimento, sem inteligência financeira nenhuma e com um salário pequeno, era preciso sobreviver…
Nessa situação comecei a pensar que deveria existir uma maneira de dar certo. Pagar as contas, comer, me vestir, me locomover mesmo com rendimento baixo. Eu tinha que fazer caber!
Mesmo anos antes de conhecer a educação financeira e ter material para estudar eu percebi que precisava fazer o dinheiro ser melhor aproveitado. Precisava pagar mais barato nas coisas!
Foi aí que comecei a comprar apenas produtos de necessidades mais básicas, sem supérfluos. Sem o luxo de passear pelo mercado. O que realmente fiz foi…
Diminuir o Padrão de Vida
É esse o grande segredo para começarmos a ter mais dinheiro, esta deve ser nossa primeira preocupação.
Da forma que vivemos não nos preocupamos com o padrão de vida. Nós queremos o melhor sabão em pó, a melhor maionese, a melhor roupa… Não importa o preço. Nós elevamos o padrão sem nenhuma preocupação com as consequências financeiras.
Realmente, em alguns casos, a qualidade vem acompanhada de um preço mais caro. Porém existem momentos em que o preço conta.
Colocando em Prática
O que fiz foi… Se era preciso pagar mais barato, eu procurava os produtos pelo menor preço. Quando descobria que o preço menor estava relacionado a baixa qualidade ou durabilidade, aí passava para o próximo mais caro. Sempre fazendo o estudo do que economizava mais.
Até dá para descobrir produtos bons com preço reduzido 😉
O resultado disso é que pagando mais barato vai sobrar mais dinheiro, é um ótimo treino.
A dificuldade
Tenho consciência (na pele) que diminuir o padrão de vida representa um sacrifício. Como todo início, tem suas dores.
Nós somos bombardeados por anúncios de consumismo, pessoas com vidas perfeitas em redes sociais esbanjando vidas maravilhosas, produtos melhores e alegria infinita… Enquanto nos vemos em uma obrigação de reduzir o padrão por não ter ganhos suficientes para nos sustentar.
Se as pessoas colocarem em prática este conceito com o objetivo de fazer o orçamento caber dentro do salário, também será possível economizar mais para o crescimento financeiro.
Este crescimento inicial pode, por exemplo, compôr a Reserva de Emergência, que vai te trazer mais tranquilidade na evolução.
Aprendendo Violão
O sacrifício é equivalente ao que enfrentamos ao estudar um instrumento musical, como o violão por exemplo.
No início os dedos não respondem, ficam todos duros, a agilidade é um desastre e a mão não responde. Sem mencionar a dor nas pontas desses dedos.
Mas o objetivo não é você desistir do violão. Quando se passa pela dor, a dificuldade de trocar os dedos, quando você insiste… consegue tocar!
Assim é a vida, quando insistimos… aprendemos! E cada vez mais vai ficando fácil até o dia que tocamos várias músicas.
Este conceito pode usar utilizado para reduzir o padrão de vida e aprendermos a viver com menos.
A Hora de Apanhar Nos Comentários
Para algumas pessoas pode ser um sacrifício bem grande abrir mão do chocolate. Mas esse é o caminho, fazer um esforço onde dói em busca de resultados melhores. E o resultado de esquecer (por um período) o chocolate é desenvolver uma habilidade psicológica grande que é de ter controle sobre o seu dinheiro.
Igual aos dedos doendo para violão, dói nosso prazer pessoal ao optar por evitar a satisfação imediata.
Ser rico, ter condições de ter uma vida de abundância está diretamente ligada a sabermos controlar nossos valores, é um esforço do pensamento.
A base de reduzir seu padrão de vida está em ter o mínimo de gasto possível, suficiente para sobreviver. Sim, porque para algumas pessoas não é realmente viver sem poder contar com a ajuda do chocolate, de jogos, cerveja ou sapatos. 🙂
É possível se organizar para viver com o básico e exercitar o pensamento para aumentar o padrão com o tempo.
O Tempo
Outro aspecto importante para levar em consideração ao reorganizar o padrão de vida é que leva um tempo para começarmos a elevá-lo.
Somente a prática constante da redução vai trazer condições de guardarmos o suficiente para iniciar o aumento do padrão. Assim como o violão não se aprende para sair tocando amanhã, também é preciso um período de redução até o dinheiro começar a aparecer.
Ainda hoje eu utilizo esta técnica quando tenho objetivos que estão um pouco longe da minha capacidade financeira. Ou se acontece algum imprevisto onde preciso usar a reserva e me desorganizo. Volto a estratégia e reduzo meu padrão novamente até conseguir me reerguer e estar crescendo novamente.
Coloco em prática pois o ponto positivo de manter o dinheiro comigo me dá condições de tomar melhores decisões de consumo. Me ajuda mesmo não tendo a real necessidade que isso aconteça. Estou me beneficiando de algo que aprendi.
Eu Consegui, Você Consegue
Isto é possível de ser feito por todas as pessoas, é uma questão psicológica de conseguir dar um controle ao seu comportamento e atitude de consumir.
Eliminando os produtos que não são essenciais para a sobrevivência e comprando os mais baratos a economia vem e sobra mais dinheiro.
Basta você saber onde está o seu gasto.
Espero honestamente que isso te ajude a ter bons resultados.
Deixe nos comentários qual sua opinião sobre o assunto, e também conte sua experiência. Como você faz para economizar mais?
Segue abaixo o vídeo que gravei no meu canal do Youtube. Dá uma olha e já aproveita para se inscrever e ficar por dentro dos novos vídeos.
Desejo a você saúde, sabedoria e prosperidade.
Um grande abraço.
Muito Valeu!!