Empreender ou trabalhar?
“Você quer trabalhar com o quê?” daí a pessoa me responde:
“Quero abrir uma empresa!”
“Empresa de quê!?”
“Não sei, mas quero abrir”
Faz pouco tempo que veio alguém com essa conversa aí comigo. E não importa quando você está lendo vendo este vídeo artigo, vai fazer pouco tempo que ouvimos alguém que sempre estará pensando desta forma.
Sabe qual a melhor forma de ficar rico?
Ser empreendedor, e isso não significa ser empresário.
Ser empreendedor não é abrir uma empresa, você pode (e deve) ser empreendedor da sua vida. É desta forma que vamos chegar onde queremos.
Sua vida é para ser cuidada de forma profissional, nós temos um erro de classificar empresa e pessoa. Uma certinha que deve crescer e prestar bons serviços para dar lucro, e a outra simplesmente folga, diversão e alegrias (se eu não estou trabalhando então tenho que curtir minha preguiça).
A vida é um empreendimento que nós também devemos fazer que seja de sucesso. Da mesma forma que administramos as empresas devemos administrar nossas vidas (mesmo como pessoas) adaptado para as diferenças.
Ser empreendedor da sua vida vai te trazer melhores resultados sem obrigatoriamente passar por “ser empresa”. Você precisa ser chefe das suas ações, dos seus conhecimentos, das suas soluções e respostas. Isso é possível de acontecer mesmo sendo funcionário de alguma empresa.
Como abrir empresa sem saber qual!?
E já ouvi algumas vezes de quem quer “abrir a empresa” que vai fazer administração, mas não é só o curso que vai te fazer um empresário de sucesso. Sim você pode ter o seu negócio mas pra isso é preciso saber o que fazer, ser um profissional em alguma área e melhorar sua habilidade constantemente.
Se gosta de administração faça o curso, não com o objetivo de abrir empresa, mas de ser o melhor administrador. E se gosta de cozinhar, comece cozinhando e aprimorando isso. Queira ganhar dinheiro com aquilo que gosta e vai se dedicar.
Não é só sobre o que sabe fazer, pois é possível que você saiba várias coisas. É aquilo que escolhe para assumir como atividade principal dali pra frente.
A partir daí é preciso se concentrar na escolha de forma mais direcionada e aprofundar nos conhecimentos e habilidades para cada vez mais ter competência em dar soluções para as pessoas. É o foco!
É comum essa pergunta de empreender ou trabalhar! O problema é que fica parecendo que são coisas sem associação, existe um pensamento romântico que trabalhador é escravo e empreendedor é empresário, rico e sem hora pra trabalhar.
Deixa eu te contar que quem é dono trabalha bem mais que os funcionários. Se não for já rico para simplesmente comprar o negócio com funcionários e administradores e deixar só na mão deles, tem que trabalhar muito sim.
Empreender é escolher uma atividade que você gosta e te dá prazer de executar e transformar em um negócio que te traz renda. Mais uma vez, sem necessidade de abrir uma empresa, mesmo sendo funcionário contratado.
Essa questão é interessante, pois eu acredito que com o tempo e com sua evolução chega um momento em que você percebe que para conquistar e receber mais será necessário passar para um nível maior, aí sim se tornar seu próprio patrão e trabalhar no desenvolvimento do seu negócio.
Mas isso foi só uma opinião, o importante mesmo é encontrar a sua vontade e inspiração para realizar o trabalho e se dedicar a fazer isso acontecer e trazer dinheiro.
E quando você ganhar dinheiro vai ter que dar objetivos para ele. Baixe grátis esse ebook com os principais conceitos para te ajudar a descobri-los, eles te ajudarão a continuar o caminho.
Sou empreendedor
Não quer dizer que a partir dessa conversa você já deve sair sendo empreendedor. Tudo começa com sua escolha do que quer fazer e as primeiras atitudes para aprender e aperfeiçoar isso, é um processo diário. Como eu disse anteriormente é ser empreendedor da sua vida, então vamos aprendendo e desenvolvendo cada dia um pouco mais junto com todas as atividades da nossa rotina. Coloque isso no seu pensamento e pense todos os dias.
Eu não sou contra empreender abrindo um negócio, acredito que é a melhor forma de crescer, porém eu sei que não é para todos. É preciso desenvolver várias habilidades ao longo do caminho para conseguir montar uma estrutura de empresa.
Por esse motivo faça da sua vida seu primeiro negócio, com certeza esse você se empenhará para fazer dar certo.
Você trabalha com algum coisa, se especializa nisso, aprende mais e presta um bom serviço ou vende um bom produto, entrega boas soluções. Primeiro foco no seu conhecimento e capacidade de ajudar pessoas.
Experimente, “bote a mão na massa”, conheça a atividade que te agrada e coloque em prática.
Acordar todos os dias e se envolver com conhecimento, autoconhecimento ou melhorar habilidades já é o início do seu sucesso. Administre você, sua carreira, suas finanças… faça reserva de emergências! Se quer abrir a empresa crie uma segunda reserva para empreender, porque para tudo existe um custo, por isso estamos aqui conversando.
E lembre-se que não é só o dinheiro que garante dar certo e ser lucrativo.
Então estude, estude, estude… e seja um empreendedor de sucesso em qualquer negócio que quiser, como dono ou funcionário, e seja uma pessoa de sucesso na sua vida. E aproveita para ser também uma Ganhadora, um Ganhador aqui junto com a gente hehe!
Já baixou sua planilha de controle de gastos? É o segundo passo para conquistar sua independência financeira, o primeiro é o que está fazendo agora, buscando conhecimento 😉
Olha abaixo o vídeo que gravei pro canal do Youtube. E já aproveita para se inscrever e ficar por dentro dos novos.
Se você gostou desse assunto e acredita que te ajudou de alguma forma, compartilhe com os amigos e vamos fazer mais pessoas serem ganhadoras.
Desejo a você saúde, sabedoria e prosperidade.
Um grande abraço.
Muito Valeu!!
Imagem de www_slon_pics por Pixabay